O que é uma Fantasia em Música?

Cursos Técnicos

O que é uma Fantasia em Música?

Fantasia é uma obra de forma livre, que reúne temas diversos, ou que de algum modo oferece para a percepção do ouvinte a sensação de uma obra ou de um autor, ou até de um estilo e gênero musical, deixando no campo do subjetivo.

Oferecendo ao ouvinte a possibilidade de escuta aberta a interpretação.

A fantasia procura causar a sensação de apreciação musical que a obra original oferece, sem até que a execute integralmente. Ou seja, a fantasia, por sua vez, descarta até mesmo a primeira camada.

É comum confundir fantasia com pout pourri.

PoutPourri reúne temas, ou obras completas, quando se trata de uma obra dedicada a um autor, ao invés de inspirada em obra única.

A diferença é que o pout pourri está mais no campo do arranjo do que da fantasia.

Em um pout pourri o objetivo é de reconhecimento temático, o objetivo é reconhecer as obras do artista. Para a música erudita obra que reúne múltiplos temas é chamado PRELÚDIO, e tem origem na ópera do século XIX, onde uma obra introdutória prevê os temas de seus personagens.

É possível realizar fantasia com obras variadas reunidas, mas é preciso diluir o tema, a primeira camada, de maneira mais substancial para que se ofereça apreciação aberta.

Para a música erudita obra que reúne múltiplos temas é chamado PRELÚDIO, e tem origem na ópera do século XIX, onde uma obra introdutória prevê os temas de seus personagens.

#VemProSouzaLima

Vamos estudar? Quer uma adaptação ou fantasia? Eu faço, me escreve um email ou me encontra no instagram!

Pós Graduação
Previous articleStaccato é uma figura de valor?
Next articleO que é legato?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.