Preparatório para Vestibular de Música

Preparatorio para Vestibular
Cursos Técnicos

Música: Preparatório para vestibular.

Se compararmos o desenvolvimento dos estudos musicais de países como os Estados Unidos, Cuba, Finlândia, Rússia e Japão, com o estudo no Brasil, a questão se torna complexa.

Venha se preparar! Vestibular 2024 ativo!

Veja que o estudo da música está no ensino regular de todos esses países, no Brasil não. E os estudantes nesses países, os que demonstram aptidão, logo são encaminhados ao ensino específico da música em cursos extracurriculares. Bom, infelizmente não é assim que funciona no Brasil.

O músico brasileiro desponta tardiamente, e decide pela profissionalização quase no fim da adolescência sofrendo os preconceitos de sua sociedade.

Em Cuba

Um músico profissional cubano em média iniciou seus estudos com sete anos de idade. No Brasil em recente pesquisa, identifiquei como quatorze anos a média para o início dos estudos do músico brasileiro. O dobro do que encontrei em outros países.

Indiferentes se serão músicos, nesses países, os estudantes farão do estudo da música forma, limítrofe para o desenvolvimento pessoal, humano e intelectual.

Para tirar esse atraso portanto desenvolvi em 2004 o Preparatório para Vestibular, que visa orientar nossas futuras gerações de musicistas. (O preparatório SL não possui pré-requisitos e tem metodologia própria).

Quem estuda música desenvolve aspectos da concentração que aperfeiçoa a assimilação e construção de sinapses diversificadas, potencializando até o aprendizado de um idioma.

O estudante que deseja prestar vestibular de música, e iniciou seus estudos tardiamente, pode encontrar no meu preparatório, que trouxe para o Souza Lima, o caminho para avançar a progressão acadêmica sem necessitar tantos anos de preparo.

Se o estudante iniciou precocemente e cumpriu os conteúdos musicais em sua perspectiva, de um Conservatório, pode utilizar-se do preparatório para simulados específicos do vestibular que deseja ingressar. E revisar.

O vestibular de música é o que possui o maior número de exigências ao vestibulando, como adverti em outro artigo. E o bom resultado necessita da orientação adequada em música como em um programa preparatório para vestibular.

O preparatório para vestibular dura quanto tempo?

Um preparatório em música pode ser realizado entre sete meses e um ano – quanto ao conhecimento teórico se partirmos do zero. A base é o SOLFEJO MELÓDICO!

São três modelos: extensivo – de janeiro a dezembro; semi-intensivo – de abril a dezembro; intensivo – de julho a dezembro. Inscreva-se aqui!

Entre os bacharelados qual necessita de mais de um ano de preparação?

O instrumento erudito, sem dúvida. E a regência, por demandar um bom domínio do instrumento. Mas já preparei alunos de regência que partiram do zero, em dois anos de preparação – aprovados na UNESP.

A prática do instrumento para um bacharelado em instrumento erudito, por exemplo, depende de no mínimo três anos de preparo.

Na regência se o aluno já domina o instrumento, um ano de preparação deve bastar. Tanto para os movimentos e relações interpretativas, quanto para uma boa percepção melódica.

Entre os conhecimentos teóricos, qual o mais complexo de se desenvolver para o vestibular?

Para parte teórica cada faculdade tem uma complexidade. Para USP, por exemplo, o aluno precisa de uma boa redação para argumenta-la no processo que sucede a prova escrita: uma entrevista onde demonstrar o repertório é tão importante quanto a arguição que virá da banca examinadora.

O preparatório para vestibular do Souza Lima, prevê tudo isso – nos modelos extensivo, sem intensivo, e até o intensivo.

Alguns vestibulares cobrarão o Solfejo Melódico em evidência. Eu pessoalmente acredito que o Solfejo é o conhecimento mais importante para o musicista. E em música o preparatório para vestibular desenvolverá essa questão.

O Solfejo pode associar e alavancar tudo.

Se o vestibular tiver objetivo o bacharelado em composição, o aluno precisará passar por um programa de formas composicionais, contraponto e harmonia tradicional. Organologia e instrumentação. Técnicas de desenvolvimento composicional por espelho e transposição. E um bom preparo para entrevista. E o desenvolvimento de uma redação descrevendo a obra composta.

Se o vestibular for para licenciatura em música haverá a leitura dos livros indicados como bibliografia, pois também ocorre uma entrevista sobre as ideias impressas pelos autores.

Para a música popular, a UNICAMP, ou a Faculdade Souza Lima, cobra-se uma boa leitura à primeira vista, melodia bem interpretada, acompanhamento, e algo da improvisação. Vale preparar algo dinâmico que demonstre esses valores.

Um professor ou um curso ciente dessas especificidades será fundamental para o sucesso do aluno no vestibular. Nunca é tarde para se preparar.

E nosso curso possui planejamento para orientação de carreira. Vale muito!

Cada vestibular possui sua dificuldade. Vamos estudar música: preparatório para vestibular? As novas turmas do preparatório para o vestibular 2023 já estão abertas e preparam para todos os vestibulares de música do país e do mundo!

Se possuir dúvidas escreva para joao.marcondes@souzalima.com.br

Leia o artigo “Bacharelado ou Licenciatura em Música?

Atualizado em 11 de março de 2022.

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação