Quais intervalos são maiores e menores?

intervalos maiores e menores
Cursos Técnicos

Quais intervalos são maiores e menores?

Os intervalos qualificados como maiores e menores são os intervalos de segunda, terça, sextas e sétimas – e evidentemente, como se trata de intervalos simples, todas as suas variações correspondentes compostas.

A segunda, por exemplo, é um intervalo simples que tem a nona como seu composto. Enquanto a terça corresponde a décima, a sexta corresponde a décima terceira, e a sétima corresponde, por sua vez, a décima quarta.

A décima quarta como terminologia é a que se usa menos.

Os intervalos são maiores e menores por serem parte afastada da série harmônica de um som. As primeiras proporções que se percebe são justamente a repetição da nota, oitava acima, uma quinta justa dela, uma nova repetição de fundamental, uma décima quinta – que forma uma quarta perante a quinta, tudo justo, e a seguir surgem proporções maiores e menores.

Intervalos de primeira, quarta, quinta e oitava nunca serão maiores ou menores, porque são parte do grupo que se observam justos.

Assim apenas segundas, terças, sextas e sétimas, nonas e décimas, décimas terceiras e décimas quartas, se avaliam como maiores e menores.

Vamos juntos!

Pós Graduação
Previous articleMúsica popular possui forma?
Next articleQual o campo harmônico de dó maior?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.