Quais os conhecimentos básicos para criar uma música?

ferramentas
Cursos Técnicos

Quais os conhecimentos básicos para criar uma música?

O primeiro ponto que precisamos trazer à tona é que composição assim como um instrumento é algo que se ensina e que se aprende. Eu pessoalmente leciono dois programas para formação de compositores: Composição Letra e Música (2 módulos) e Composição Instrumental (3 módulos). Tratar dos conhecimentos básicos para criar uma música é o que faço a cada semestre.

O mito do Dom

Na composição ou para a composição há diversos paradigmas instituídos para tratar a arte de organizar os sons ou os sons com palavras como algo realizável apenas para “escolhidos”. Compor é algo organizável e uma ação que requer conhecimento e disciplina.

O mito da harmonia

É preciso ter referência estética em conhecimento melódico e compreensão de fraseado, atributos adquiridos em diversas circunstâncias e que são muito mais importantes do que saber encadear um punhado de acordes. São muitos os estudantes que conhecem harmonia sem que saibam compor uma linha melódica. Saber harmonia para ser compositor é um mito desses cabeludos.

Quais os conhecimentos básicos para criar uma música então?

Para trazer alguma resposta mais direta, vou me ater em três questões:

1| Conhecer muita música. Me refiro a discografias inteiras, ouvir e escutar e analisar questões das mais variadas – para melodia o tamanho da frase e a incidência de movimento – ascendente ou descendente, espaços e respirações. Letra e espécie de rima. Gêneros e estilos.

2| Desenvolver inventários: melódico e rítmico. Realizar anotações sobre aspectos da melodia e do ritmo que desenvolvemos em determinado gênero.

3| Cantar. Se você canta de maneira afinada contribui muitíssimo para organização das frases que compreendem o que sugestiona melhor uma composição: a melodia. Por isso ressalto o valor e a importância do estudo do Solfejo.

Estudar composição é muito mais divertido do que você imagina, e tocar um instrumento sequer é um pré-requisito para o programa Letra e Música. E ao curso de composição instrumental é preciso ser plenamente alfabetizado quanto aos valores rítmicos e melódicos.

Você sabe!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQuais são os conhecimentos básicos para tocar um instrumento musical?
Next articlePreciso alternar sempre a palhetada?
Eu sou o Professor João Marcondes! Apaixonado por música e educação musical. Sou compositor e instrumentista com muita coisa publicada. Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical da Faculdade e Conservatório Souza Lima - cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, e sou diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. E também de maneira impressa. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Minhas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. Sou diretor e fundador da gravadora BAC Discos! Que lançou diversos artistas atuantes hoje na música brasileira. Conheça em www.bacdiscos.com/ Segue meu instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/