Quais os exercícios de leitura relativa?
Inaugurando uma fase nova do BLOG Souza Lima apresento as primeiras atividades direcionadas em um determinado assunto, hoje vamos conhecer como exercitar a leitura relativa.
A leitura relativa propõe estabelecer através das relações entre linhas e espaços da pauta musical e conhecimento intervalar, realizar solfejo com ou sem altura definida. Atribuindo valor ao conhecimento da leitura para múltiplas claves.
Ao exercitar a leitura relativa o estudante compreende mecanismos intervalares. Por exemplo: entre uma linha e um espaço, ou entre o espaço e uma linha, há um intervalo de segunda.
Seguindo a escala mais conhecida, de sons naturais, dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó, trata-se então de uma relação entre notas vizinhas.
Segundas então de dó para ré se for ascendente, ou ré para dó se for descendente; ré para mi, ou mi para fá; fá para sol ou sol para fá; sol para lá ou lá para sol; lá para si ou si para lá; si para dó ou dó para si.
Feito! Então é preciso conhecer a escala dos sons naturais em movimento ascendente e descendente, tanto dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó, quanto dó – si – lá – sol – fá – mi – ré – dó. São relações intervalares. O mesmo ocorre para os demais intervalos.
Os intervalos de terça compõem duas linhas ou dois espaços sucessivos.
3ªs – dó para mi se for ascendente, ou mi para dó se for descendente; seguindo a mesma relação ascendente e descendente respectivamente ré para fá, ou fá para ré; mi para sol, ou sol para mi; fá para lá, ou lá para fá; sol para si, ou si para sol; lá para dó ou dó para lá; si para r, ou ré para si.
Os intervalos de quarta compõem uma linha e um espaço, saltando uma linha. Ou um espaço e uma linha, saltando um espaço.
4ªs – dó para fá se for ascendente ou fá para dó se for descendente; seguindo ré para sol ou sol para ré; mi para lá ou lá para mi; fá para si ou si para fá; sol para dó ou dó para sol; lá para ré ou ré para lá; si para mi ou mi para si.
Os intervalos de quinta compõem dois espaços com um espaço livre intermediário. Ou duas linhas com uma linha livre intermediária.
5ªs – dó para sol se for ascendente, ou sol para dó se for descendente; seguindo ré para lá ou lá para ré; mi para si ou si para mi; fá para dó ou dó para fá; sol para ré ou ré para sol; lá para mi ou mi para lá; si para fá ou fá para si.
Os intervalos de sexta compõem uma linha e um espaço com duas linhas e dois espaços intermediários. Ou um espaço e uma linha com duas linhas e dois espaços intermediários.
6ªs – dó para lá ascendente ou lá para dó descendente; ré para si ou si para ré; mi para dó ou dó para mi; fá para ré ou ré para fá; sol para mi ou mi para sol; lá para fá ou fá para lá; si para sol ou sol para si.
Os intervalos de sétima compõem duas linhas, com outras duas linhas intermediárias. Ou dois espaços, com dois espaços intermediários.
7ªs – dó para si ascendente ou si para dó descendente; ré para dó ou dó para ré; mi para ré ou ré para mi; fá para mi ou mi para fá; sol para fá ou fá para sol; lá para sol ou sol para lá; si para lá ou lá para si.
Os intervalos de oitava são compostos por linha e espaço, com três linhas e trê espaços intermediários. Ou compostos por espaço e linha, com três linhas e três espaços intermediários.
A oitava é a repetição de uma mesma nota em altura que dobra ou divide a proporção da vibração. Dó para dó, ré para ré, mi para mi, fá para fá, sol para sol, lá para lá, si para si.
Observe abaixo e realize progressivamente esse estudo, inicie do primeiro e semanalmente prossiga acrescentando um exercício a prática diária. Siga a numeração de compasso, cada nova numeração representa um exercício novo.