Quais os principais problemas que podem ocorrer com um bandolim?

bandolim
Cursos Técnicos

Quais os principais problemas que podem ocorrer com um bandolim?

O Bandolim é um instrumento amplamente utilizado na prática da música brasileira, como um importante representante do choro, mas coexistindo em outros agrupamentos.

Suas cordas são duplas o que concede muita tensão ao braço e ao tampo do instrumento. E para tal chegamos aos principais problemas:

1| Desgaste dos trastes

Pelo tensionamento das cordas duplas o desgaste dos trastes é o maior entre os instrumentos de corda. Escolha um instrumento com trastes de qualidade, e ao substituir consulte o luthier sobre o melhor produto do momento. Lembre que esse luthier deve ser especializado em instrumentos acústicos.

2| Tampo

Eu tive um bandolim que amassou o tampo dado o tensionamento das cordas. Emprestei o instrumento e a pessoa sem saber colocou as cordas do MANDOLIN norte-americano, que possui tensor no braço, e as cordas ainda mais pesadas. Não deu outra, quando ele me devolveu o tampo havia empenado pela pressão do braço.

Corda de bandolim é de bandolim, lembre-se disso.

3| Afinação

A ponte do bandolim é móvel. Ao trocar as cordas repare com exatidão no posicionamento original da ponte. Um milímetro que seja fora do posicionamento correto gera variação na afinação. Procure um especialista ou simplesmente experimente para resolver a questão.

4| Eletrificação

O instrumento acústico amplificado é sempre um problema. Esse tipo de instrumento não nasceu para receber captadores. Prefira os captadores conceituados, e uma boa ideia para tal, está em consultar qual equipamento seu instrumentista favorito utiliza.

5| Rachaduras e Avarias

Instrumentos acústicos não podem cair. Caiu o dano é irreparável. Apenas um luthier poderá salvá-lo. No dia a dia de utilização leve em conta hidratar a madeira com óleos apropriados, consulte um luthier, por que o produto pode variar de acordo com o tipo de madeira que seu instrumento foi construído.

Avançamos mais um passo!

Um grande abraço! Se gostou compartilhe este texto com seus amigos! Agora você já sabe as prevenções e necessidades, quais os principais problemas que podem ocorrer com o bandolim.

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação
Previous articleQual a diferença entre mandolin e bandolim?
Next articlePor que o primeiro sustenido é fá?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.