Quais os principais problemas que podem ocorrer com uma guitarra?

Cursos Técnicos

Quais os principais problemas que podem ocorrer com uma guitarra?

Quais os principais problemas que podem ocorrer com meu instrumento musical! Uma série do Souza Lima, assinada e criada por mim, João Marcondes, para contribuir com sua formação. 

Primeiramente, meu instrumento, nosso instrumento, a guitarra! A seguir cumpriremos todos os instrumentos contemplados em nossa série de Infográficos. Conhece?

A guitarra é um instrumento de cordas pinçadas. Possui um equipamento transdutor, captadores, depende de um sistema elétrico para constituir seu som, amplificador e cabo p-10.

Os problemas mais comuns são:

  • Variação no braço.

A guitarra possui tensor. Com a troca de cordas, principalmente em calibre, o braço pode sofrer alterações que comprometem a afinação. Se uma guitarra está regulada para cordas 0.10, não deve receber outra calibre sem obter nova regulagem.

O empenamento afeta diretamente a afinação.

Da mesma forma que o violão, não deixe sua guitarra no sol, variações de temperatura afetam o instrumento como um todo. Embora os guitarristas devem se preocupar menos, o tensor móvel contribui com a regulagem, um bom luthier acerta o que o sol estraga.

  • Ponte desnivelada

Quando se troca as cordas, a ponte e os carrinhos podem mover-se, no caso de uma stratocaster e telecaster. Ou a ponte pode sair do lugar no caso de uma guitarra acústica. Afeta diretamente a afinação. Atenção!

  • Tarraxa

Na guitarra pode ocorrer um problema capital o afrouxamento das roldanas que gera perda contínua de afinação. Uma boa tarraxa é fundamental para seu instrumento. Trocar essa parte pode ser solução.

  • Mão

É muito fácil quebrar a mão de um instrumento de cordas. Na guitarra o mesmo. Soma-se a queda a tensão do braço, e o resultado é inevitável. Um instrumento excelente de mão quebrada, mesmo que consertada, perde valor substancial de mercado. Cuidado!

  • Arranhados, riscos e marcas

São comuns riscos no tampo e braço. Mas na guitarra até valoriza! Principalmente nos modelos de corpo sólido. Uma guitarra sem marcas pode ser uma guitarra sem história. Evidentemente não exagere.

  • Desgaste nos trastes

Esse tal desgaste nos trastes é progressivo. Ocorre naturalmente, e de quando em quando, não tempo cronológico, mas tempo de uso, é preciso que se substituam os trastes. Quem fará? Um luthier. Um bom traste é primordial para sua execução. Lembre que um bom bend, por exemplo, depende de um traste bem condicionado. Eu prefiro o traste jumbo! E você?

  • Sistema elétrico

É raro estragar o captador de uma guitarra. Mas potenciômetros e o jack necessitam de uma lubrificação contínua. Instrumento parado, para pó, o que danifica a parte elétrica gerando aqueles ruídos insuportáveis.

Tenha um excelente cabo P-10, e procure utilizar o mesmo. Ressaltando que ao introduzir e retirar o cabo é preciso ter cuidado. A troca de um jack não é barata, serviço para um luthier. Lembrando que os amplificadores também precisam ter manutenção.

Toca guitarra? Você precisa de um luthier de sua confiança para avaliar e realizar os ajustes necessários.

Aguçou sua curiosidade? Quer melhorar como instrumentista? Quais os principais problemas que podem ocorrer com uma guitarra? Já sabe!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleQual a origem da Clave de alturas?
Next articleComo identificar meu nível no instrumento?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.