Quais são os conhecimentos básicos para tocar um instrumento musical?

conhecimentos
Cursos Técnicos

Quais são os conhecimentos básicos para tocar um instrumento musical?

Estamos novamente falando sobre formação a partir da questão de um de nossos leitores. Afinal quais são os conhecimentos básicos para tocar um instrumento musical?

Se houvesse uma linha de aprendizagem perfeita que partisse de um roteiro com familiarização, formação estética e desenvolvimento da motricidade, estes seriam os conhecimentos básicos para tocar um instrumento musical. Algo que, por exemplo, previ no desenvolvimento da metodologia Universo dos Sons.

Ocorre, no entanto, que a questão do leitor parece compreender ter havido formação preliminar, e o objetivo individual já é partir do instrumento preferido.

Bom, se o assunto transita por esse percurso temos uma publicação a esse respeito: Como estudar música sozinho em sete passos. Está garantida na publicação a essência e necessidades preliminares para o estudo da música.

Em um mundo ideal familiarizar-se com os instrumentos, ouvindo, vendo, conhecendo, e compreendo suas funções trazem o protocolo ideal para conferir ao estudante material estético para seu desenvolvimento.

Você deve estar pensando: vou aprender sem partitura então?

Não. Você vai aprender equilibrando oralidade e escrita. E a partitura, embora muitíssimo completa nos dias de hoje, delimita algumas ações cuja a tradição oral facilita.

Por exemplo, ouvir determinada frase musical em um fonograma, ou ver um docente ou outro músico executando-a facilita a aprendizagem. Apenas observar símbolos pode empobrecer o discurso, diminuindo substancialmente o grau de compreensão. Ouvir e ver também é parte do aprendizado musical.

Desenvolvida a familiarização e formação estética, ou em paralelo desenvolvemos ações em prol da motricidade. Motricidade é ritmo também. E se possuímos um bom controle rítmico, bom será a adaptação para um instrumento musical.

Os instrumentos se dividem em três espécies de motricidade: motora grossa, motora fina, e mista. Motora fina é a que desenvolve as pequenas articulações, motora grossa as grandes, e mista em instrumentos que utilizam o equilíbrio de ambas. O violino utiliza na mão direita a coordenação motora grossa com arco, e na mão esquerda a coordenação motora fina, justo posto, está para a motricidade mista.

Como educadores por vezes ensinamos apenas de maneira aplicada os aspectos da motricidade. Mas e se fosse diferente? E se os estudantes tivessem mais preparo antes de ingressar ao instrumento? Tenho trabalhado nisso. Vamos lá?

#VemProSouzaLima

Pós Graduação