Qual a função de uma trilha sonora?

trilha sonora
Cursos Técnicos

Qual a função de uma trilha sonora?

É importante ressaltar que a função da trilha sonora é sublinhar emoções variadas em uma obra de característica audiovisual.

Fica definida a posição da trilha sonora na produção audiovisual, sendo assim determinante sua construção. A trilha sonora ressalta ou sublinha as características propostas na produção visual. Ou então, pode ocorrer que a trilha seja proposição de um editor de som.

A trilha sonora de maneira ideal é uma obra musical composta especialmente para contribuir com algo de perspectiva visual. Interessante, não é mesmo?

Uma aluna recentemente teve sua composição de letra e música posta em um filme da Netflix, e se orgulhou em afirmar que se tratava de sua primeira trilha sonora. Canção tema, mesmo se fosse, aquela música que define o enredo da trama, não é trilha sonora.

A função de uma composição de letra e música em um filme é complementar o enredo, ou marcar ao espectador a narrativa a posteriori: “A música do filme”, e rememorar a cena!

A trilha, por sua vez, se funde de tal maneira que sequer se percebe em filme o que é o que. Justamente a trilha sonora está lá sem ser notada, onipresente, mas definindo o que você está sentindo. Ou contribuindo de maneira determinante para sua sensação.

Trilha sonora precisa ser algo então composto para ressaltar emoções. Sublinhar, ampliar e aguçar a percepção. Emocionar, fazer rir, fazer chorar. A música de fato possui um poder subliminar, então, essa é a função da trilha sonora.

Pós Graduação