Qual o campo harmônico de fá maior?

fá maior
Cursos Técnicos

Qual o campo harmônico de fá maior?

Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que pode estar pequena, média, grande, ser de gude ou de parquinha – aquelas imensas.

E que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.

Oriundo da escala de fá maior são oito tétrades e sete tríades – no grupo dos bemóis:

F Gm Am Bb C Dm Edim

F7M Gm7 Am7 BbM C7 C7sus4 Dm7 Eø

Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.

Dominantes secundários

Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.

O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.

C7 é dominante de F7M ou de F – age como dominante primário.

D7 é dominante secundário Gm7 ou Gm; E7 é dominante secundário de Am7 ou Am; F7 é dominante secundário de Bb7M ou Bb; G7 é dominante secundário de C7; A7 que é dominante secundário de Dm7.

Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.

Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.

G7 por Db7; A7 por Eb7; B7 por F7; F#7 por C7; D7 por Ab7, Bb7 por E7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.

Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal – que começa emprestando acordes do tom que lhe é paralelo – fá menor e suas 3 escalas. E haja deformidade.

Vamos estudar harmonia? Tenho um curso ótimo para indicar!

Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br

Pós Graduação
Previous articleQual o campo harmônico de fá sustenido maior?
Next articleQual o campo harmônico de si bemol maior?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.