Toda escala forma campo harmônico?

campo harmonico
Cursos Técnicos

Toda escala forma campo harmônico?

Se a pergunta fosse qualquer escala diatônica cria ou constitui campo harmônico a resposta imediatamente seria sim já que o campo harmônico(CH) é uma reflexão sobre centralidade e rotações de estruturas harmônicas – no meu modo de ver e não apenas a construção de estruturas provenientes de uma escala. Ou seja, deve haver um grau que se estabeleça de maneira central e outros que o rotacionem para que haja de fato a sensação típica presente no conceito de campo harmônico.

Como a pergunta do leitor foi sobre qualquer escala, a resposta correta deve ser que algumas escalas constituem CH – as que são diatônicas então, e estruturas não diatônicas não compõem campo harmônico, embora até poderiam ser partícipe de um CH “emprestando estruturas”, como no evento de empréstimo modal.

Por exemplo: Uma escala hexafônica ou hexatônica ou tons inteiros, termos todos sinônimos, possui uma estrutura que diverge do valor primordial para se constituir o conceito. Mas algum acorde originado aqui pode fazer parte momentaneamente de um campo harmônico estabilizado pelo critério diatônico.

Compreendeu?

CH é uma ideia rotacional, onde diversos acordes circundam um único ponto resolutivo, onde as estruturas de acorde exercem funções.

A escala de tons inteiros é incapaz de constituir algo que conceda sozinho o contraste fundamental da perspectiva diatônica, que define o que é campo harmônico. Sozinha a escala em questão possui tensão, mas não possui resolução.

Aí entra um fato interessante, que a escala de tons inteiros poderia oferecer estruturas de acordes para utilização breve como tensionamento em contraste com o eixo resolutivo de um campo harmônico. Veja só que interessante.

Costumo dizer que as escalas, ou que a organização escalar é um mero detalhe histórico, que o que vale na observação é o conjunto, os sons observados daquela estrutura escalar.

E nesse caso o conjunto de acordes que se constitui da escala de tons inteiros embora não seja um campo harmônico, pode ser associado expandindo o conteúdo de uma tonalidade, estipulada como noção preliminar como um campo harmônico maior ou menor.

Outras escalas?

Acabei utilizando a estrutura de tons inteiros como exemplo, mas poderia ser sim quaisquer estruturas não diatônicas a formar elementos de contraste.

#VemProSouzaLima 

Esse trem se estuda em praticamente todos os cursos, do livre até a faculdade e pós-graduação.

Publicado em dezembro de 2021, ampliado e revisado em abril de 2024.

 

Pós Graduação