Quantos anos leva para ser maestro?

regente
Cursos Técnicos

Contemplando as questões de atuação do músico profissional  e estendendo a publicação da série Quero ser Músico – Maestro, vamos aos pontos fundamentais para a pergunta do leitor: Quantos anos leva para ser maestro?

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

Popularmente a terminologia maestro é empregada para o regente tal qual para um músico de notório saber. Maestro Soberano, Antônio Carlos Jobim, por exemplo. Não se tem notícia sobre a atuação de Tom Jobim como regente, mas sua obra atingiu tamanho valor que o emprego da palavra Maestro sacramentou uma carreira brilhante.

Por notório saber, ser um maestro é ter a carreira reconhecida como exponencial. Referência no que faz. Algo que leva décadas.

Regente

Para ser regente é preciso uma boa formação em instrumento, no mínimo cinco anos.

Há regentes, por exemplo, formados em instrumentos melódicos como a flauta, harmônicos como piano, e até mesmo de cordas friccionadas, que coincide com a origem da carreira musical – violinistas como primeiros regentes, e ao arco do violino que originou a batuta.

Para ser um regente atuante, concursado, ou convidado internacionalmente, é preciso possuir qualificação universitária. Vencer concursos.

A graduação em regência – bacharelado em regência – possui cinco anos de duração.

Somados os períodos poderíamos dizer 10 anos para obter formação em regência. Até é possível cortar alguns caminhos, mas demanda muita dedicação.

Especialização e Concursos

Se estabelecer na carreira de regente leva mais alguns anos. Hoje quase que a totalidade de regentes das orquestras brasileiras possuem mestrados e até doutorados. Realizados dentro e fora do Brasil.

Nesses programas de continuação, os regentes se especializam em determinado repertório, em determinado estilo, em determinado autor.

Participar de concursos de regência, normalmente com idade afixada, contribui para a projeção do musicista.

O tempo que leva para se formar regente, contribuirá diretamente ao título de maestro como referência de saber.

Vale a dedicação, mas tudo começa com um encaminhamento pleno e favorável.

Alguns maestros e regentes brasileiros serão entrevistados na série Quero ser Músico Entrevista. Acompanhe aqui!

 

Pós Graduação
Previous articleAs características do Pianista
Next articleO que é um cantautor?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.