Quero ser músico

quero ser musico
Cursos Técnicos

O momento de profissionalização em música surge movido por uma intensa dúvida: “o que farei trabalhando como músico?” Mas Quero ser músico!

Em primeiro lugar, deveria haver, independente da escolha do jovem ou do adulto que decide mudar ou ingressar na carreira de músico apoio incondicional dos seus pares. A área de interesse humana está diretamente relacionada ao ponto de satisfação e realização que procuramos. Claro, dificilmente encontramos esse cenário de completa estabilidade e suporte e muito se deve pela ausência de informação no que de fato é ser músico.

Ainda se confunde ser músico com ser artista.

Comentário: Está para sair pela editora TELHA o livro ‘Meu filho quer ser músico, e agora?”, que reúne reflexões fundamentais para quem quer ser músico, contribuindo aí com a família, amigos e parentes que tem um futuro músico entre eles.

Se o pretendente a músico (ou a musicista) imagina que está ingressando em uma área que terá vida fácil – como o velho conto da cigarra e da formiga – enganou-se. Basta um primeiro olhar nas exigências para o ingresso na faculdade de música para compreender. Sem dúvida virá à mente do aluno: “Se necessito saber tudo isso para entrar na faculdade, o que estudo na graduação em música?”.

O curso de música em nível acadêmico é o que possui entre todas as áreas universitárias a maior exigência de conhecimento prévio ao ingressante, vestibulando (conhece o preparatório para vestibular Souza Lima?). E a faculdade Souza Lima está com inscrições abertas para o vestibular 2020! Inscreva-se aqui!

E precisamos mesmo saber tudo isso para ser músico?

Sim! Um músico pode ser instrumentista. Acompanhar artistas, bandas, em programas de auditório, musicais, óperas, apresentações individuais – de música ambiente até uma casa especializada em concertos.

Quero ser músico, mas o que farei como músico?

O instrumentista ainda pode ser especialista em gravações do seu próprio instrumento. E trabalhar continuamente em estúdio.

Um músico pode ser compositor. Responsável pela criação de uma obra artística, ou de uma trilha do mercado publicitário (spot e jingle). Ou se especializar em traduções e adaptações musicais. Compor peças para dança, cinema ou teatro. Trilhas artísticas.

Um músico pode ser regente ou maestro. Liderar um agrupamento diversificado. Atuar de forma interpretativa para grandes agrupamentos.

Um músico pode ser arranjador. Responsável por adaptar uma obra para certos agrupamentos ou para reconstituir esteticamente determinada canção.

Um músico pode ser produtor musical. Com uma função que muitas vezes se confunde com a do arranjador, ou com o produtor financeiro, mas que nesse caso designa algo mais burocrático do que prático em comparação a tarefa do arranjo. Ou mesmo aquele que define a programação artística de uma casa, como um curador.

Um músico pode ser educador musical. Do ensino regular fundamental, do primeiro ao nono ano, ou do ensino médio. Infantil. Ou da prática de um instrumento especificamente ou da teoria envolta as práticas musicais. De uma faculdade talvez…

Um músico pode ser pesquisador acadêmico, seguindo carreira em uma universidade. Ou até mesmo pesquisador intuitivo de práticas populares.

Um músico pode ser artista e desenvolver sua obra.

Um músico pode ser copista, responsável por desenvolver partituras para agrupamentos. Ou mais contemporaneamente ser responsável pelas partituras de determinada orquestra, como arquivista.

Um músico pode tornar-se luthier se especializando no desenvolvimento de determinado instrumento. Ou ainda em regulagens.

Um músico pode se especializar como técnico de som. Ou no aprofundamento como engenheiro de gravação ou engenheiro de som.

E ainda atuar em áreas paralelas com a psicologia como a musicoterapia. O músico como musicoterapeuta.

Somar!

Podemos acumular em nossa carreira mais de uma expertise e atuar de forma concomitante com as ações do músico. Mas enfim, em que você se identifica mais?

Vale que para cada área é preciso um conhecimento específico e muita dedicação.

No BLOG SL, acima, as palavras que definem cada área de atuação transferem à um novo texto específico da atuação do músico. Em breve haverão entrevistas com profissionais atuantes em cada área. Não deixe de acompanhar nosso blog!

Vamos em frente! O conhecimento é um caminho sem volta!

Publicado em dezembro de 2017, como série, atualizado em 10 de outubro de 2023.

Pós Graduação
Previous articleDá para se formar músico pela internet?
Next articleO que é Melodia?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.